Profissionais da EMMIM - Espaço dedicado aos nossos profissionais. EMMIM é um espaço de coworking para terapeutas: Aluguer de consultórios com serviços, desenhados a pensar em si e adaptados às suas necessidades. Eleve o seu negócio a outro nível. Alugueres disponíveis a partir de 1 hora, 1 período ou mais. Mais que um espaço, um parceiro de negócio -terapias, coworking medico, alugar consultorio medico lisboa,alugar consultorio por hora, aluguer consultório médico lisboa, alugar consultorio por periodo,alugar consultorio clinica, alugar consultorio compartilhado, terapeutas, alugar consultório por hora, alugar consultorio medico, consultórios privados, consultórios, coworking para terapeutas, cowork terapeutas, aluguer de consultórios para consultas em Lisboa, aluguer de gabinetes para consultas Lisboa, espaços em Lisboa para terapias,salas para alugar com serviços,Aluguer de salas para consultas,consultório médico,salas de formação, sala para yoga, consultório massagem, aluguer consultório,aluguer consultório privado, site para médico, site para psicólogo, site para terapeuta, site para, marketing para psicólogo, site para, como fazer um site, site lowcost para, coworking terapeutas, salas consultas, gabinetes consultas, como divulgar terapias, como divulgar psicologia, como divulgar médico, como divulgar psicólogo, marketing para terapeutas, marketing para psicólogo, marketing para saúde, marketing para médicos, marketing para coach, marketing para nutricionista, marketing para massagista, como fazer um site profissional, psicólogos, consultas, terapeuta da fala, medicina chinesa, acupuntura, Lisboa, massagem, Renata França

Medicina Tradicional Chinesa e Chocolate

7 de julho de 2020
2 minutos

De uma forma muito sintética podemos afirmar que somos energia e que somos hologramáticos. Somos um microcosmo dentro de um macrocosmo.

Como assim?

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o Ser Humano funciona de acordo com as mesmas leis que regem a Natureza e o Universo. Referimo-nos às leis Yin-Yang (dois pólos que se atraem, complementam e produzem reciprocamente) e 5 Movimentos (diferentes combinações de Yin e Yang que se definem através das metáforas Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água).

Devemos designar Movimentos e não Elementos, justamente porque é de movimento e constante mudança que se tratam estes conceitos.

Cada um de nós é diferente a cada momento que passa. O nosso organismo está em permanente transformação desde o nível micro ao mais global. A cada olhar, experiência, sensação, emoção, a cada digestão, a cada passo somos diferentes.

Esta é uma das, senão a principal, vantagens de estar vivo :) As possibilidades de aprendermos a intervir e co-criar para sermos aquilo que quisermos ser, são infinitas! E o que somos, naturalmente, tem impacto no nosso ambiente. A natureza humana é de mudança. É bom lembrarmo-nos!

Com base nestes conceitos conseguimos entender toda a fisiologia e patogenia energética, ou seja, a saúde e a ausência de saúde.

Quando dizemos aqui no Ocidente que é no meio que está a virtude, nada mais estamos do que a corroborar com os métodos terapêuticos da MTC. A saúde depende de facto do equilíbrio entre Yin e Yang - nem muito frio nem muito calor, nem muito sono nem muita vigília, nem muito trabalho nem muito lazer, e assim por diante.

Depende também da harmonia dos 5 movimentos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água aos quais correspondem os nossos órgãos vitais, os 5 sentidos, os sabores dos alimentos, os sentimentos, as estações do ano e muito mais...

O chocolate preto (80% ou mais de cacau) tem um sabor amargo. Esse sabor amargo corresponde ao Movimento Fogo, que está associado ao Verão, ao Coração, à Alegria. Quando consumido moderadamente, o chocolate preto pode realmente ser benéfico para o coração e também como probiótico que auxilia a função intestinal. Todos sabemos por experiência que um quadradinho de chocolate levanta o ânimo. É também o alimento mais associado ao Amor. Sempre lembrando que o melhor caminho é o do meio, o caminho do equilíbrio, permita-se ao prazer e prove um pouco de um bom chocolate : ) a alegria que sentir será benéfica também para quem estiver à sua volta!

Escrito por Margarida Pedroso 7 de julho de 2020

"Se ajudar uma pessoa por dia, não sabe o bem que lhe faria!"

Partilhe este artigo com alguém que precise :)

Junte-se à nossa comunidade...

...e receba os nossos melhores conteúdos em primeira mão