Quantos de nós, devido a problemas de saúde ou simplesmente para melhorar o nosso bem estar, deparámo-nos a pesquisar por comidas saudáveis em prol de conseguirmos uma alimentação saudável e equilibrada?
Ao longo da minha carreira deparei-me com o dilema de pessoas que queriam emagrecer, outras queriam apenas se queriam sentir melhor e procuravam um equilibrio na sua alimentação. No entanto, é necessário ter em atenção que não é fácil mudar hábitos, principalmente hábitos alimentares. Tive pacientes a dizerem-me assim: “já nem sei o que comer???”. De facto, é uma realidade quando tentamos fazer grandes alterações, corremos o risco de fracassar no nosso objectivo.
De uma forma geral devíamos reger-nos segundo os cinco elementos da Medicina Tradicional Chinesa,
Alimentação saudável quando não sabemos o que comer... onde cada elemento está relacionado com uma estação do ano, com uma cor, com um sabor , um sentimento e um órgão e uma víscera. Segundo a Medicina Chinesa devíamos comer alimentos da sua época.
Actualmente é-nos possível encontrar seja qual for o alimento em todas as épocas, por exemplo, a laranja é um fruto que normalmente nasce no inverno e tem sabor ácido. Segundo a Medicina Chinesa ele nasce no Inverno para poder preparar a estação que se segue que neste caso seria a Primavera e que segundo os cinco elementos está associado ao sabor ácido, ao órgão fígado e à víscera vesícula biliar, tem como cor o verde e sentimento associado a irritabilidade. Já os antigos diziam “Fulano tal tem maus fígados” associando assim a cólera e a irritabilidade a uma alteração do fígado.
Pense assim, no Verão temos tendência para consumir alimentos mais frescos (para preparar as estações seguintes que serão frias), tal como no Inverno sentimo-nos melhor com refeições mais quentes (pela mesma razão, preparar as estações seguintes que serão quentes).
De acordo com isto o nosso corpo dá-nos muitos sinais, por vezes nós é que não o sabemos ouvir. Quantos de nós não nos aconteceu saber que um alimento não nos cai bem, mas como sabe bem insistimos em consumi-lo.
Preste atenção ao seu organismo porque ele comunica consigo todos os dias, mais do que uma vez, é preciso é estar atento para o saber ouvir.