O que é a Medicina Ortomolecular:
- O termo ortomolecular foi usado pela primeira vez na década de 60, pelo químico Linus Pauling. O prefixo “orto” significa correto, de forma que a interpretação para o termo pode ser “a quantidade certa de moléculas”.
- Como outras especialidades, a medicina ortomolecular investiga anormalidades orgânicas ou psíquicas dos seus pacientes, e acredita que muitas de suas causas estão relacionadas ao desequilíbrio de vitaminas, nutrientes, hormonas e radicais livres no corpo.
O que a Medicina Ortomolecular pode oferecer ao seu Verão:
Sabemos que no Verão queremos sol, praia, mar, passeios ao ar livre e muita vitalidade. Sabemos também que estes fatores são agressivos principalmente à pele, para mantermos uma pele bonita, saudável e não envelhecida podemos adotar algumas medidas preventivas, tais como:
- Ingerir Vitamina A: a vitamina A dá suporte nutricional à pele, cabelo e unhas, os chamados anexos, uma dose de 5000 UI de vitamina A por dia, tornará tudo mais saudável e brilhante.
- Ingerir Vitamina E: a vitamina E a principal “corretora” das manchas da pele, principalmente quando as manchas ficam mais evidentes no verão, pode ajudar-nos a minimizar os efeitos do sol na pele e as manchas começam a desaparecer quando a ingerimos.
- Ingerir Colagéneo: o colagéneo que dá o suporte e firmeza à pele deve ser ingerido em conjunto com as vitaminas A e E uma vez que atuam em conjunto. O colagéneo proporcionará uma firmeza e resistência da pele.
Este trio ingerido durante pelo menos um mês tornará a sua pele mais saudável, firme e voltará a vitalidade cutânea da década dos vinte.
- Ingerir Magnésio: ingerir cerca de 400mg de magnésio antes de dormir promove o relaxamento muscular e irá atuar sobre mais de 360 reações enzimáticas em todo o organismo. Também promove relaxamento em pequenas ansiedades.
A Alimentação Ortomolecular
No verão é a época de uma enorme variedade de frutas e legumes cheios de anti-oxidantes e vitaminas essenciais. Aproveitamos a época para abusar da abundância que nos dá a Terra, então na dieta ortomolecular vamos:
- Comer boas doses de morangos e cerejas cheios de anti-oxidantes e vitamina C;
- Abusar dos pêssegos fonte de vitamina A e anti-oxidantes, excelentes para a pele.
- Melancia e melão qb devido ao alto índice glicémico, mas que devem ser ingeridos devido ao aporte em vitaminas, minerais e água.
- Abusar da água, a hidratação é de dentro para fora, se o corpo está hidratado vê-se na pele.
- Abusar da Alface e do tomate em maravilhosas saladas, o tomate é fonte de poderosos anti-oxidantes que promove a recuperação celular. A alface fonte de minerais tais como o magnésio promove o relaxamento muscular e entra em 360 reações enzimáticas no nosso corpo.
- Brócolos são uma ótima opção pois é fonte de variados minerais tais como o magnésio, magnésio e cálcio.
A medicina ortomolecular atua através de variadas formas sempre para promover o equilíbrio celular e assim trazer vitalidade e bem-estar a quem a segue.
Cuide de si este verão, são pequenos gestos de baixo custo que fazem uma diferença enorme nas suas células.
Habitualmente pensamos que ser saudável é uma utopia porque relacionamos o bom ao caro, a medicina ortomolecular não é tão cara e está ao vosso alcance, é uma questão de mudar alguns hábitos para ajudar as suas células.