Profissionais da EMMIM - Espaço dedicado aos nossos profissionais. EMMIM é um espaço de coworking para terapeutas: Aluguer de consultórios com serviços, desenhados a pensar em si e adaptados às suas necessidades. Eleve o seu negócio a outro nível. Alugueres disponíveis a partir de 1 hora, 1 período ou mais. Mais que um espaço, um parceiro de negócio -terapias, coworking medico, alugar consultorio medico lisboa,alugar consultorio por hora, aluguer consultório médico lisboa, alugar consultorio por periodo,alugar consultorio clinica, alugar consultorio compartilhado, terapeutas, alugar consultório por hora, alugar consultorio medico, consultórios privados, consultórios, coworking para terapeutas, cowork terapeutas, aluguer de consultórios para consultas em Lisboa, aluguer de gabinetes para consultas Lisboa, espaços em Lisboa para terapias,salas para alugar com serviços,Aluguer de salas para consultas,consultório médico,salas de formação, sala para yoga, consultório massagem, aluguer consultório,aluguer consultório privado, site para médico, site para psicólogo, site para terapeuta, site para, marketing para psicólogo, site para, como fazer um site, site lowcost para, coworking terapeutas, salas consultas, gabinetes consultas, como divulgar terapias, como divulgar psicologia, como divulgar médico, como divulgar psicólogo, marketing para terapeutas, marketing para psicólogo, marketing para saúde, marketing para médicos, marketing para coach, marketing para nutricionista, marketing para massagista, como fazer um site profissional, psicólogos, consultas, terapeuta da fala, medicina chinesa, acupuntura, Lisboa, massagem, Renata França

Perguntas frequentes sobre acupuntura

21 de março de 2021
4 minutos

Quase todos já ouvimos falar da Acupuntura – mas entende como funciona?

 

Se sempre quis saber, estamos aqui para responder às suas perguntas!

 

Existem muitos mitos e equívocos sobre a acupuntura, especialmente em torno do que realmente é e como pode ajudar. A acupuntura é uma técnica de cuidados de saúde simples, segura e eficaz que ajuda a promover a capacidade do corpo de se curar.

 

Deixe-nos responder algumas das suas perguntas!

 

O QUE É A ACUPUNTURA?

 

A acupuntura é uma medicina milenar que continua a ganhar popularidade no ocidente. Durante o tratamento, agulhas muito finas são inseridas em pontos específicos do corpo. A estimulação desses pontos de acupuntura afeta o sistema nervoso central e periférico. A medicina ocidental, do ponto de vista científico, explica os efeitos da acupuntura através da estimulação e libertação de substâncias endógenas como endorfinas, neurotransmissores e hormonas que vão modelar o sistema nervoso central e autónomo, promovendo o equilíbrio do organismo sem a administração de qualquer substância química.

 

O QUE PODE SER TRATADO COM A ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA?

 

A acupuntura e medicina tradicional chinesa podem tratar tanto problemas simples (agudos) como problemas mais complexos (crónicos).

 

Em seguida pode ver uma lista de condições que a acupuntura e a medicina tradicional chinesa podem ajudar. (pode aceder á lista a Organização Mundial da Saúde aqui)

 

 

A ACUPUNTURA PROVOCA DOR?

 

Esta é a pergunta mais comum sobre acupuntura, já que muitas pessoas associam agulhas à dor. As agulhas de acupuntura têm uma espessura semelhante à de um cabelo e são praticamente indolores quando inseridas por um profissional.

 

O especialista irá inserir a agulha na profundidade apropriada. Normalmente sentirá uma sensação única que pode variar entre formigueiro, peso, calor, ligeiro choque ou até mesmo nada. A experiência de cada pessoa é diferente. Se sentir algum desconforto, informe o seu terapeuta para que ele ajuste as agulhas. Todas as agulhas são esterilizadas e descartáveis.

 

O QUE POSSO ESPERAR NA MINHA PRIMEIRA VISITA?

 

Após colocarmos diferentes questões relacionadas com aspetos da sua vida e observação clínica (pulso e língua), chega-se a um diagnóstico e só então se procede ao tratamento. Este pode utilizar diversas técnicas sinérgicas como moxabustão, ventosas, etc. No final do tratamento ser lhe á apresentada a estratégia e as recomendações de acordo com o seu caso específico.

 

PORQUE SENTEM O PULSO E VÊEM A LÍNGUA?

 

Sentir a velocidade, resistência, força e qualidade do pulso ajuda a compreender onde o seu “motor” está a trabalhar demasiado ou não. Além disso, a forma, a cor e o revestimento da língua podem ajudar a determinar a maneira como os fluidos se estão a mover no corpo.

 

QUANTO TEMPO DEMORA UM TRATAMENTO?

 

Geralmente o tratamento demora entre 45 a 60 minutos, dependendo das necessidades de cada um.

 

QUAL A FREQUÊNCIA DOS TRATAMENTOS?

 

Os tratamentos são feitos semanalmente, geralmente uma vez, e às vezes duas ou três vezes por semana, dependendo do seu plano de tratamento específico e progressão. Uma vez que a condição tenha sido controlada e esteja livre de sintomas, os tratamentos são feitos com menos frequência. Problemas que existem há muito tempo geralmente levam mais tratamentos para resolver do que aqueles que surgiram mais recentemente. O seu plano de tratamento será determinado após a primeira visita e reavaliado após cada sessão.

 

QUANTO TEMPO ATÉ VER RESULTADOS? VOU PRECISAR DE RECEBER ACUPUNTURA PARA SEMPRE?

 

Provavelmente não, mas isso também depende do motivo pelo qual está a receber tratamento. Para problemas de curto prazo, um plano de tratamento curto pode levar aos resultados pretendidos. Para problemas crónicos ou de longa data, um plano de manutenção seria estudado para garantir que os sistemas de seu corpo estejam a funcionar sem problemas após o período inicial de alívio e mudança.

 

A acupuntura também é uma ótima medicina preventiva. O aumento do fluxo sanguíneo significa que o seu corpo tem mais capaz de se curar a si mesmo e aumentará a resposta do seu sistema imunitário- ajudando-o a combater melhor e a prevenir doenças.

 

OS MESMOS PONTOS DE ACUPUNTURA SÃO UTILIZADOS DE SESSÃO PARA SESSÃO ?

 

Decidir combinações de pontos depende de vários fatores diferentes, como o seu feedback sobre mudanças desde a sua última visita, e sugestões sutis, como variações no pulso.

 

Em última análise, as combinações de pontos de acupuntura são escolhidas para dar a cada pessoa o melhor tratamento e uma mais rápida resolução dos seus sintomas.

  

SENTI FORMIGUEIRO DURANTE O TRATAMENTO – QUE DEPOIS DESAPARECEU COMPLETAMENTE. ISSO É NORMAL?

 

Sim, pode ser. Enquanto o nosso corpo reage aos efeitos do tratamento, a área-alvo pode sentir formigueiro, calor, leveza ou, em raras circunstâncias, dor por pouco tempo. Essas sensações são o resultado do movimento de sangue e líquidos orgânicos e são um sinal de que o tratamento está a funcionar. O corpo está a reagir e mudanças estão a acontecer.

 

Usando uma analogia de uma estrada com trânsito, em que a dor é um engarrafamento numa estrada principal ou autoestrada. Existe muita congestão no mesmo sítio, o que causa subida da temperatura e má qualidade do ar. Á  medida que o trânsito (ou seja, inflamação / dor) começa a diminuir e a mover-se, os carros (ou seja, sangue / líquidos orgânicos) começam a mover-se. É lento no início (ou seja, formigueiro ou dor), mas eventualmente move-se suavemente pela estrada como deveria (retoma ao funcionamento normal e / ou alívio da dor).

 

Escrito por Dra. Sofia Ribeiro 21 de março de 2021

"Se ajudar uma pessoa por dia, não sabe o bem que lhe faria!"

Partilhe este artigo com alguém que precise :)

Junte-se à nossa comunidade...

...e receba os nossos melhores conteúdos em primeira mão