Licenciada em psicologia, especializei-me em diversas abordagens terapêuticas incluindo a terapia somática, psicoterapia clássica de constelações familiares e hipnose clínica, para além de ter tido formação em psicoterapia corporal; psicodinâmicas intrauterinas e técnicas de libertação emocional.
Desde sempre apaixonada por desenvolvimento pessoal e facilitação de processos de crescimento individuais e coletivos, a formação e supervisão contínuas fazem parte do meu percurso profissional.
Com diferentes especificidades, todas as terapias corpo-mente se unem pela sua contribuição para o processo evolutivo humano, embora seja pela terapia somática e constelações familiares que encontro atualmente um maior fascínio. Ao operar ou trazer à luz mecanismos inconscientes padronizados quer no indivíduo, quer no sistema que o rodeia, estas terapias revelam-se altamente impactantes no alívio e resolução de problemas existenciais e quotidianos, bem como no empoderamento geral do indivíduo.
Terapia Somática
A terapia somática, intimamente relacionada com a psicoterapia corporal, parte do princípio que qualquer experiência emocional do indivíduo é armazenada no corpo, impactando não só o seu bem-estar físico, psíquico e emocional, como também o seu comportamento. Durante as sessões, ao trabalhar a perceção das sensações internas do indivíduo em segurança, o terapeuta facilita a libertação gradual de bloqueios físicos e emocionais, atuando em desequilíbrios relacionados com trauma, stress, padrões defensivos, contenção emocional prolongada e desconexão com o corpo. Como resultado, o sistema de regulação do sistema nervoso é reequilibrado, levando à redução de sintomas físicos e emocionais (ansiedade, depressão, dores físicas, insónias, etc.); alterações comportamentais (redução de vícios, respostas mais adaptativas a gatilhos emocionais, etc.); redução significativa de marcas traumáticas (flashbacks, hipervigilância, dissociação, etc.); reconexão com o corpo e sensação de presença; melhoria nos relacionamentos e na auto-estima; empoderamento profissional e social.
Constelações familiares
As constelações familiares são uma abordagem terapêutica sistémica que procura revelar e resolver problemas psíquicos, físicos e emocionais através da sua relação com o sistema familiar do indíviduo. Ao trazer à luz dinâmicas disfuncionais, muitas vezes transmitidas inconscientemente entre gerações, as constelações familiares promovem reconciliação, pertencimento e equilíbrio nas relações não só familiares, mas também do indivíduo consigo próprio.
Hipnose clínica
A hipnose clínica é uma técnica terapêutica utilizada para aceder ao inconsciente e promover mudanças emocionais, cognitivas ou comportamentais. Durante o estado hipnótico — um estado de atenção focada e de relaxamento profundo — o terapeuta guia o utente na exploração de memórias, crenças ou padrões internos, facilitando a reprogramação mental e a resolução de conflitos.