Liliana Pitacho é Psicóloga Clínica, Docente Universitária, Investigadora e Formadora. É mestre em Psicologia Clínica Cognitivo Comportamental pela Universidade de Lisboa. Doutorada em Ciências Sociais na área do Comportamento pela mesma Universidade. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional nº 10358) e possui certificado europeu da European Federation of Psychologists' Associations (Código da credencial PT-066631-202107). É, ainda, autora e coautora de diversos artigos científicos, livros e capítulos de livros
A terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica assente em princípios científicos cuja investigação tem demonstrado ser eficaz para um largo espectro de questões de saúde mental, comportamental e de desenvolvimento pessoal.
Trata-se de uma terapia focado no aqui e no agora, na TCC cliente e terapeuta trabalham em conjunto para identificar e compreender as questões/ problemas do cliente em termos das relações entre pensamentos/cognições, emoções e comportamento, caminhando juntos na elaboração e execução de um plano que visa atingir os objetivos do cliente. Como tal, conduz à definição de objetivos terapêuticos personalizados e limitados no tempo, e de estratégias que são continuamente monitorizadas e avaliadas. Em suma, trata-se de uma terapia ou acompanhamento de curta duração, focado no presente que procura solucionar problemas atuais, por meio da modificação de pensamentos e comportamentos considerados inadequados e/ou inúteis.
Quem pode beneficiar desta intervenção?
• Crianças
• Jovens
• Adultos
Em que situações a TCC garante bons resultados?
• Melhoria da Performance (Desportiva, Académica ou profissional);
• Desenvolvimento Pessoal;
• Ansiedade e Ataques de pânico;
• Fobias;
• Perturbações de Humor (ex.: Depressão);
• Perturbações de Sono;
• Perturbação Obsessivo-Compulsiva;
• Perturbações de Personalidade;
• Raiva / Impulsividade;
• Problemas comportamentais de Crianças e Adolescentes;
Serviços:
• Avaliação Psicológica
• Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças, Jovens e Adultos;
• Desenvolvimento Pessoal e da Performance (Desportiva, Académica ou Profissional)