Já há vários anos que se comemora o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos (29 Setembro) Mas praticamos regularmente?
A ONU ressalta que evitar desperdiçar comida deve ser uma estratégia importante para evitar a fome e os efeitos da mudança climática. Na nossa cozinha não conseguiremos re-aproveitar alimentos e partes de pratos já confeccionados?
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou uma ação global para diminuir o desperdício de alimentos. Porquê? Porque os países tem de assumir o compromisso de controlar a perda de alimentos e resíduos., pela consciencialização e ensino dos seus cidadãos, e elevação da literacia em Saúde!
Os Médicos podem ajudar, e devem , orientar na escolha alimentar, na conservação de alimentos e preservação dos mesmos e re-aproveitamento.
Segundo o Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, o momento atual exige mudanças emergentes para enfrentar a crise provocada pelo COVID-19, que afeta os sistemas de abastecimento e alimentação, com consequências negativas para a população, principalmente, para os grupos sociais mais frágeis.
Assim promovendo evitar a fome, o desperdício de alimentos também pode ajudar os meios para combater os efeitos da mudança climática. Um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostra que a redução do desperdício de alimentos e hábitos alimentares mais sustentáveis podem reduzir em até 25% as emissões de gases de efeitos estufa, o que é muito significativo!
Já a diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, destaca que a crise atual é um momento útil para reflectir claramente e eficazmente sobre como se produzem e se consomem os alimentos, e sugere afirma , “Por exemplo, re-orientar o consumo reduzindo a metade o desperdício de alimentos e acelerando uma mudança para dietas mais ricas em plantas”.
Na verdade, o estudo salienta a ausência desta meta e meios , a de educar e incentivar para dietas mais sustentáveis, associadas aos planos de ação de cada país para mudança climática.
O simples facto de comermos menos carne tem um enorme impacto da redução de desperdício de alimentos, e são duas estratégias que combatem as mudanças climáticas dos países.
O seu Médico pode não somente mostrar-lhe benefícios nutricionais , como económicos a curto e longo-prazo. Adira!
Até breve Amigos!